Uma das atividades que mais toma meu tempo é a atenção que dispenso aos meus computadores. Ao longo de alguns anos, tenho acumulado vários equipamentos, periféricos, revistas, livros, etc., voltados para microcomputadores - principalmente - e videogames.
Entre meus equipamentos, posso listar as linhas MSX, ZX Spectrum, Apple, TRS Color, Amiga, Atari, Odyssey, XBOX, SEGA e Nintendo.
Colecionar dá um grande trabalho e envolve custos significativamente altos, principalmente se você levar o hobby à sério. Um exemplo simples? Quem coleciona procura jogos originais (com caixas , manuais , etc.); existem edições limitadas caríssimas, ainda mais com os Mercado Livre e Ebay da vida, que já se transformaram no "ganha-pão" de muita gente. Existe uma maneira mais simples e barata (em muitos casos é até gratuita) de jogar aquele game que era viciante: a emulação - que de novidade não oferece nada - já é mais do que difundida e conhecida.
Os emuladores já cruzaram o limite do real. Com um hardware mais atual, pode-se executar jogos e aplicativos de microcomputadores e videogames dos anos 80 e 90 com muitas vantagens sobre as máquinas reais. Uma referência seria alguns emuladores do Playstation original, que municiados dos devidos plugins podem renderizar gráficos superiores ao próprio console.
MAS, voltando à realidade de meu blog, não vou ficar comentando muito mais o que milhares de sites já fazem. Se alguém quiser emular algum sistema, o São Google dá uma baita força.
Volto à minha realidade. Não tenho mais tempo nem espaço para isto tudo, por mais que eu goste. Acreditem, isto chega a interferir na vida pessoal se você não souber dosar. Baseando-me nisto (existe vida além dos games), decidi repassar a maior parte do meu acervo, o que não foi fácil, mas com certeza , acertado. São toneladas de revistas e equipamentos. Devo manter somente um Amiga A1200, um TK90X com Multiface One + disk drive e um Color Computer 3 (este eu não me desfaço por nada , já que me foi doado pelo grande Raphael, vulgo Alpharoid). O resto, não tem jeito, vai virar dindin, liberar um espaço desgraçado e , espero, deixar outros usuários felizes.
Claro, focando desta forma, quando bater alguma saudade de algum jogo ou programa em especial, vou recorrer ao uso de emulador. Mas nenhum emulador , por melhores features que tenha, supera o prazer de usar o original. Gráfico não é tudo ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário