quinta-feira, 26 de maio de 2011

Windows + Linux parte II

Bom, vamos retornar ao assunto de instalação de um segundo S.O. (no caso, o Linux) em um mesmo HD. É interessante verificar qual a melhor "distro" do sistema, visto que existem várias, como Debian, Ubuntu, Knoppix, Suse Linux, Mint, Gobo e por aí vai; todas usam o mesmo kernel, o que difere uma das outras acaba sendo o "plus" que acompanha o pacote. Alguns são otimizados para escritórios, outros para administradores de rede, outros para usuários domésticos, etc. Eu, pessoalmente, gosto muito do Mint e baixei uma versão de 64bit do mesmo. Depois de gravar a imagem em um DVD, iniciei o micro pela mídia e o Linux bootou. Então apenas cliquei em "Install Linux Mint" para iniciar o processo de instalação no HD.



Em seguida, confirmei o idioma de instalação, no caso o velho e bom "Português do Brasil".



A seguir, os requisitos básicos para instalar o sistema.



Agora, vamos a configuração do disco. Vamos usar a opção "Especificar particionamento manualmente (avançado)" e usaremos a porção do disco que ainda não foi particionada. No caso , vamos selecionar a opção "Espaço livre".



Na janela "Criar partição" o tipo de partição é "lógica", o tamanho da partição usado é 1GB (definido pelo usuário) e é SWAP, ou seja, será usada como partição para memória virtual no Linux.


Depois disto iremos definir o resto do espaço para uma segunda partição, assinalada com "/" e filesystem EXT4. No Linux, diferentemente do Windows, no mínimo duas partições são necessárias, a "/" que é a principal e a SWAP que é de memória virtual. Outras partições são opcionais. A estrutura de diretórios do Linux é bem mais rígida e costuma desencorajar os que estão se iniciando no sistema, mas não é nada demais, o sistema está bem menos "sisudo" e depois de se dedicar um pouco, é possível usá-lo com certa facilidade.



Uma vez definidas as partições, é necessário confirmar as ações para prosseguir.



Confirmação de localização para fuso horário, configurações regionais e teclado, layout.



Registro de usuário e senha.



Sistema sendo instalado, após isto é só correr pro abraço; o Linux está pronto para uso.



Futuramente, vamos ver o que acompanha o Mint, como configurar / personalizar o sistema , etc.

Um comentário:

Guilherme disse...

sor me tira uma dúvida... olha so to com um problema que as vezes da "appCrash" alguma coisa do tipo DSound.dll error

o q eu tenho que fazer para tentar resolver? alguns blogs e sites informaram sobre desinstalar o driver da placa de video e reinstalar novamente(ja fiz) e não resolveu...
pode me ajudar?

(guilherme - CCM)