Uma dica pra quem usa o S.O. da Microsoft e depara com pequenas limitações que realmente irritam a vida do cidadão: não abre o gerenciador de tarefas. Vai que precisamos ver as tarefas e serviços que estão em execução, mas o micro tem o instalado o simpático (argh!) Quartzo Interapp Control que tem função de limitar / controlar os passos do usuário, visando proteger o micro do próprio utilizador. Pode ser até uma função nobre, mas quando você tem que efetuar um acesso remoto e este programinha "capa" e limita as suas ações, é dose cavalar. No exemplo, o software bloqueia o acesso ao gerenciador de tarefas , inviablizando verificar ou finalizar alguma tarefa. Usuários do Unix estão acostumados a dar um KILL (matar literalmente) o processo. Mas mesmo para os mais incrédulos, o Windows tem sua solução: a dobradinha TASKLIST / TASKKILL. Através " da janela do DOS " (o console interpretador de linhas de comando), digite TASKLIST e pressione a tecla ENTER. O resultado será algo parecido com a imagem abaixo:

Exibe as informações nas seguintes colunas: nome da imagem (que é o programa/tarefa propriamente dito), identidade (o número do processo), nome da sessão, a sessão e a quantidade de memória usada pelo programa.
Uma vez identificado o programa/tarefa , executamos o programa TASKKILL para encerrar o mesmo. Exemplo conforme figura abaixo:

O comando é relativamente simples, nesta sintaxe: TASKKILL /PID número do processo; no caso foi executado TASKKILL /PID 1880, encerrando o Chrome, conforme visualizamos.
Muito útil, dependendo das circunstâncias...
Nenhum comentário:
Postar um comentário