A partir de hoje, após conversas com alguns conhecidos, decidi incluir nos posts algumas situações de erros de sistema que NÃO exigem necessáriamente uma formatação e reinstalação do sistema. Pode poupar algumas dores de cabeça. São práticas simples, facilmente encontradas por aí, mas assim mesmo decidi incluir aqui no blog.
Erro clássico 1; ligo o micro e ao invés de iniciar o Windows , surge a monocromática mensagem:
"o windows não pode ser iniciado porque o seguinte arquivo está ausente ou corrompido c:\windows\system32\config\system"
E ficamos neste impasse preto e branco. Mas o que fazer? Felizmente temos a mão o CD de instalação do Windows. Mas, ANTES de pensar em formatar a máquina, vamos realizar um procedimento muito mais simples: rodar o console de recuperação.
Mascomofaz? Simples: ligue o computador e insira o CD de instalação do Windows de forma que o micro inicie pelo CD/DVD. Após isto, você irá deparar com alguma tela semelhante a esta:
Mascomofaz? Simples: ligue o computador e insira o CD de instalação do Windows de forma que o micro inicie pelo CD/DVD. Após isto, você irá deparar com alguma tela semelhante a esta:

Aqui é fácil, tecle R para iniciar o console. Vai exibir uma tela semelhante a esta:

Serão exibidos os drives e/ou partições da máquina, que contém o sistema da Microsoft instalado. No exemplo citado, temos somente o disco 1, sendo assim informado: 1
Logo após, pede a senha do administrador; se houver, digite a mesma, caso contrário, pressione ENTER. Agora podemos prosseguir, já que o PROMPT C:\WINDOWS> será exibido e operacional. Comando usado para esta manutenção: CHKDSK /R
PAUSA PARA OBSERVAÇÃO: no PROMPT, podemos digitar o comando seguido de /? para exibir uma ajuda referente aos parâmetros e chaves; no caso bastaria digitar CHKDSK /? e visualizar que /R localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O processo em alguns casos pode ser rápido ou mesmo demorar (contabilizei cerca de uma hora certa vez). O importante é que , uma vez que o processo inicie, aguarde o término, já que reiniciar o micro com o disco rígido em atividade de leitura/escrita pode ser extremamente prejudicial ao mesmo e aos dados retidos nele. Pode ser necessário também entrar os comandos FIXBOOT (grava um novo setor de inicialização - o tal "Boot Sector" - na partição especificada; alguns vírus podem corromper o setor de boot entre outros defeitos, então ele recria esse setor no sistema) e FIXMBR (repara o registro de inicialização mestre – Master Boot Record - do disco especificado) após o CHKDSK. Assim que estiver tudo finalizado, digite EXIT para sair do console de recuperação e reiniciar o sistema. Bem-vindo ao Windows novamente :D
Logo após, pede a senha do administrador; se houver, digite a mesma, caso contrário, pressione ENTER. Agora podemos prosseguir, já que o PROMPT C:\WINDOWS> será exibido e operacional. Comando usado para esta manutenção: CHKDSK /R
PAUSA PARA OBSERVAÇÃO: no PROMPT, podemos digitar o comando seguido de /? para exibir uma ajuda referente aos parâmetros e chaves; no caso bastaria digitar CHKDSK /? e visualizar que /R localiza setores defeituosos e recupera informações legíveis. O processo em alguns casos pode ser rápido ou mesmo demorar (contabilizei cerca de uma hora certa vez). O importante é que , uma vez que o processo inicie, aguarde o término, já que reiniciar o micro com o disco rígido em atividade de leitura/escrita pode ser extremamente prejudicial ao mesmo e aos dados retidos nele. Pode ser necessário também entrar os comandos FIXBOOT (grava um novo setor de inicialização - o tal "Boot Sector" - na partição especificada; alguns vírus podem corromper o setor de boot entre outros defeitos, então ele recria esse setor no sistema) e FIXMBR (repara o registro de inicialização mestre – Master Boot Record - do disco especificado) após o CHKDSK. Assim que estiver tudo finalizado, digite EXIT para sair do console de recuperação e reiniciar o sistema. Bem-vindo ao Windows novamente :D
Todas as vezes que deparei com este problema, procedi conforme descrito acima e tudo voltou a funcionar 100%.
No caso de alguma dúvida a mais sobre o assunto , segue o link abaixo, do suporte Microsoft:
http://support.microsoft.com/kb/307545/pt-br
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